Tour Geo Alentejo – Via Verde Bajo Guadiana (La Isabel – Puerto de La Laja)

IMG_3559

O dia começou bem cedo… Alvorada pelas 05:00h da manhã! Uma hora que inicialmente não foi muito consensual entre todos, mas que se mostraria acertada… Mértola viria a ser o ponto de encontro para quem seguia de Beja e de Castro Verde. Nesse ponto de encontro daríamos conta que o pessoal de Évora estava um pouco atrasado… equivocados com tantas mudanças de horário que houve nos dias anteriores, acabariam por sair mais tarde. Decidimos então arrancar para o início do PT, e depois durante o percurso logo nos juntávamos todos.

Dali ao Pomarão foi um pulinho e avistar o Guadiana em pano de fundo, deu mais alento ao que viria ser o objectivo final da caminhada. Num PT que requer alguma preparação de logística, deixámos um carro no final, em Puerto de La Laja, para depois no final resgatarmos os outros carros que ficaram no início, e dessa forma poupar o esforço que seria uma caminhada de regresso. Carro estacionado, siga para Minas La Isabel! Durante o caminho ainda deu para ter noção de alguns dos sítios por onde iríamos passar.

Cerca das 07:15h, já estávamos nas Minas La Isabel. Não demorámos a arrancar, não sem antes da inicial foto da praxe… Mas tal não era o entusiamo entre alguns dos participantes que enquanto uns posavam para a foto, já o Morgas se lançava direito à cache! E num ápice estava a ser logada… quando muitos ainda estavam a ligar o gps. As primeiras caches rapidamente foram sendo alcançadas, embora num ritmo lento pois esperávamos que o pessoal vindo de Évora se juntasse ao grupo. O que viria a acontecer pela 5ª cache.

Com todos juntos o ritmo foi aumentando. A frente do grupo seria tomada principalmente por pessoal que por sinal seria a primeira vez que praticavam geocaching. Tal não foi o afinco com que encararam a tarefa, que se lançavam por todo o tipo de caminhos e obstáculos para encontrar a cache. Um excelente trabalho de equipa foi sendo desenvolvido, pois enquanto os da frente encontravam a cache, quem vinha mais atrás lançava-se de imediato na procura da cache seguinte e assim sucessivamente. É a vantagem de seguir em grupo e ter pela frente dezenas de caches. Isto permitiu progredir pelo caminho sem perder muito tempo. Só mesmo naquelas caches emque o contentor desapareceu, é que a paragem foi maior. Nessas procurámos exaustivamente para ter a certeza que o contentor estava mesmo desaparecido. Após chegarmos a essa conclusão, deixámos contentores de substituição. Felizmente o Rui (AR Team) foi prevenido nesse sentido =)

A primeira paragem “técnica” – diga-se para repor energias, seria em El Sardón. É a primeira zona do percurso que tem umas mesas e bancos para pic-nic à maneira. Nesta altura o calor já se ia fazendo sentir, pelo que soube bem a curta paragem.

À medida que os quilómetros se iam somando, o objectivo final ia ficando mais próximo. O principal adversário seria o cansaço que também se acumulava quando o calor se ia tornando cada vez forte. Ao passarmos o Canal del Embalse del Chanza, um mergulho era já só o que todos desejavam.

Felizmente o caminho está em perfeitas condições para ser percorrido, a pé ou de bicicleta, e não oferece grande dificuldade de ser transposto.Fauna e flora foram uma constante durante o percurso.

O último quilómetro do percurso, leva-nos a cruzar a estrada principal (por onde já havíamos passado). Pouco mais à frente, passamos um túnel de 25 metros escavado na rocha. Este praticamente leva-nos de encontro ao Rio Guadiana e por conseguinte ao nosso objectivo final lá em baixo. A paisagem é soberba e motiva-nos a percorrer os últimos metros de encontro ao porto. Existe também bastante informação nos vários placards existentes no miradouro junto às ruínas.

Para finalizar os 17km, só faltava mesmo descer até ao nível do rio para alcançar o objectivo final: Puerto de La Laja!

Uns mais cansados que outros, todos chegámos com aquele gostinho especial de dever cumprido ao ter alcançado o objectivo final. Foram 17km percorridos ao longo de paisagens singulares, na companhia de excelentes companheiros de caminhada. Boa disposição e entre-ajuda consolidou o grupo para as próximas aventuras!

Galeria de Fotos: LINK