Nesta edição do Geo Foto vamos ter a oportunidade de visitar o Forte da Graça e grande parte da Cidade de Elvas. No período da manhã, iremos visitar o Forte da Graça e após um belo almoço vamos ter um comboio turístico para visitar a cidade de Elvas.
Dia 24/09/2016
09H00 – Recepção/Início de Convívio
09H30 – Fim de Convívio
10H00 – Início da visita ao Forte da Graça
13H00 – Fim da visita ao Forte da Graça
13H30/15H30 – Almoço
16H00 – Início de passeio pela cidade (Limitado a 40 pessoas)
Nota: Todos os restantes poderão participar no passeio, mas em veículo próprio.
18H00- Fim do Passeio
18H30 – Fim do Evento
*Este programa poderá sofrer alterações.
Regras do Concurso Fotográfico: LINK
Almoço:
Restaurante: SOHO Buffet Restaurante (Página)
Crianças dos 4-10 Anos: 6,95€ + Bebidas
Restantes pessoas: 11,95€ + Bebidas
Importante:
• Não é necessário participar em toda a programação para logar este evento.
• A entrada para Geocachers é gratuíta (Inscrições até dia 18 de Setembro).
• Parar assegurar a entrada no Forte da Graça e lugar no Almoço é necessário o registo, por pessoa, no seguinte LINK
A levar:
• Roupa e calçado confortável.
• Smartphone ou máquina fotográfica, para tirar fotos.
O Forte
Também conhecido por Forte Conde de Lippe, o Forte da Graça situa-se no monte com o mesmo nome, um dos mais altos da região e de grande importância estratégica-defensiva, a cerca de 1km de distância a norte da cidade de Elvas.
Esta obra-prima da arquitectura militar Europeia foi mandada construir pelo rei D. José I, iniciando-se os trabalhos de construção em 1763, sendo inaugurado em 1792, já no reinado de D. Maria I.
Erguido numa zona que vinha sofrendo muito com os ataques inimigos, nomeadamente das forças Espanholas, o Forte da Graça resistiu ao ataque das tropas espanholas durante a Guerra das Laranjas (1801), e ao bombardeamento infligido pelas tropas francesas do general Soult, no contexto da Guerra Peninsular (1811).
O Forte da Graça é constituído por três linhas de defesa, incluindo no seu interior diversas dependências, como casernas, capela, a casa do governador, uma grande cisterna, canhoeiras, entre muitas outras.
Forte da Graça foi construído no local onde antes de encontrava a antiga Ermida de Santa Maria da Graça, e está classificado desde 1910 como Património Nacional.
O Forte da Graça teve obras de requalificação, inauguradas pelo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva a 27 de novembro de 2015.